Notícias e Artigos

Otimização das Rotinas no Mundo Jurídico com a Implementação da Controladoria

9 de abril de 2021

Otimização das Rotinas no Mundo Jurídico com a Implementação da Controladoria

O escritório Merçon e Ortiz Advogados Associados possui o setor denominado Controladoria, onde diversas tarefas que eram parte da rotina do corpo jurídico, hoje podem ser desempenhadas pelo administrativo. Este setor facilita o acesso a dados processuais que, anteriormente, demandariam mais tempo de pesquisa e hoje são entregues de forma estratégica para atender às necessidades dos advogados, permitindo maior dedicação ao estudo de seus casos específicos e garantindo melhores decisões durante o trâmite do processo.

Com a atuação da Controladoria no suporte, as atividades exercidas na rotina de um escritório advocatício, ocorre um aprimoramento do trabalho puramente técnico. Atendimento ao cliente, elaboração de petições, controle de audiências, consultorias, se tornam de fato o foco para o advogado. Além disso, com o auxílio da Controladoria, é possível ainda, obter informações quantitativas e qualitativas dos cumprimentos de prazos, decisões favoráveis e comportamento da carteira de processos do escritório estudando com afinco o histórico de sucesso do trabalho como um todo.

Por esta otimização podem ser listados, principalmente, os seguintes aspectos:

  • Desenvolvimento de processos operacionais;
  • Estrutura organizacional;
  • Informações adequadas e investimentos em tecnologia;
  • Controles internos.

Um novo momento começou a partir da digitalização dos processos pelos tribunais e o surgimento dos processos eletrônicos, trazendo a diminuição no tempo de tramitação e a necessidade de adequação às novas formas de trabalho. Centralizar a produção dos serviços jurídicos a partir de uma visão ampla e sistêmica, tornou-se primordial. Ao utilizar técnicas como elaboração de manuais de procedimentos da gestão jurídica e treinamentos internos, foi possível se adequar à nova realidade, obtendo um tratamento que assegure um padrão de qualidade nas atividades executadas.

Estas características tornam a Controladoria um setor estratégico dentro do escritório de advocacia, sendo a principal responsável pela manutenção da qualidade dos serviços jurídicos. Assim, por meio da implementação deste setor, foi possível utilizar informações do nosso acervo para gerar resultados, prevenir riscos, melhorar o relacionamento com os clientes e ao mesmo tempo elevar qualidade e segurança dos serviços.

.

 

https://fia.com.br/blog/controladoria/

https://www.conjur.com.br/2017-nov-28/patricia-dias-controladoria-juridica-setor-estrategico-bancas#:~:text=Controladoria%20jur%C3%ADdica%20%C3%A9%20setor%20estrat%C3%A9gico%20nos%20escrit%C3%B3rios%20de%20advocacia&text=Nesse%20artigo%20apresentamos%20a%20controladoria,pode%20gerar%20para%20as%20organiza%C3%A7%C3%B5es.

Referências bibliográficas
ALBINI, Samantha. Controladoria Jurídica Para Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos, 1ª ed. Curitiba: Editora Juruá, 2014.

LUZ, Erico Eleutério. Controladoria corporativa, 2ª ed. Curitiba: Editora Intersaberes, 2014.

VICENTINI, Marcela Marinho. A relação entre a Controladoria Jurídica. Gazeta do Povo, Curitiba, 12 de fev. 2016. Disponível em https://goo.gl/vEM3Wq . Acesso em 22 out. 2017

http://resultato.com.br/controladoria-juridica-nos-escritorios-de-advocacia/

 

784
Visualizações
x

Preencha o formulário abaixo
e um de nossos consultores
entrará em contato

*Todos os campos são de preenchimento obrigatório